Como saber se eu sou desorganizado?

Existem algumas formas de saber se você controla seu tempo. Observe os tópicos abaixo e descubra se você é o senhor do seu tempo ou se é o contrário.

  1. Você se concentra apenas em trabalhar, deixando de lado outras coisas básicas para você, como passar um tempo com sua família ou ler um bom livro.
  2. Você se sente preso, como se apenas trabalhasse sem nunca parar para pensar no que está fazendo. É como se você fosse uma máquina que faz tudo sempre igual.
  3. Você trabalha até varar a noite, no fim-de-semana e até mesmo quando está viajando de férias.
  4. Quando o dia começa, você tem aquela sensação de que tem mais trabalho do que horas disponíveis. Há tanta coisa para fazer que você nem sabe por onde começar.
  5. Você nunca consegue terminar um livro. Depois de dois minutos escrevendo, seu celular te distrai e você corre para bater papo com seus amigos.
  6. Há tantas anotações na sua mesa que seu computador desapareceu. Às vezes, é difícil até achar a porta do quarto de tanto papel espalhado.
  7. Você perdeu muito peso ou então ganhou muitos quilos nos últimos dias, por ter comido apenas porcarias e praticamente não ter saído de perto do computador.

Estes são apenas alguns dos fatores que ilustram as pessoas desorganizadas. Por mais que digam que o bom escritor está com a cabeça trabalhando sempre, é bom que fique claro que, até para isso é necessário um pouco de organização. Você não pode deixar que seu trabalho tome conta da sua vida, por mais que ame escrever.

Tire um tempo para a diversão e, é claro, para o descanso. Cuide bem de você. Não adianta nada ser a pessoa mais produtiva do mundo se você não cuidar do seu bem mais precioso, que é a sua saúde. Tome muito cuidado com a sua alimentação. Evite frituras e fast foods, principalmente tarde da noite. Dê preferência para frutas, verduras e carnes grelhadas. Sempre que possível, opte por uma alimentação balanceada e sem exageros. Alimente-se bem e seu corpo estará funcionando da melhor forma possível sempre.

Fazer exercícios físicos também é muito importante. Ainda mais se você passa horas e horas sentado na frente de uma mesa, escrevendo. Um corpo sedentário é um corpo fraco. E hoje em dia, estamos cada vez mais sedentários. Você nunca deve passar mais de 3 horas sentado sem se levantar e andar um pouco, nem que seja apenas para pegar um café. Se puder, pratique algum esporte ou algum tipo de aeróbica. Comece de leve para ir se acostumando aos poucos com o ritmo das atividades físicas. Pratique algo que lhe dê prazer e não que cause dor.

E, por fim, durma o máximo que puder. É fato que a maioria dos escritores trabalha a noite e dorme pouco. Eu mesmo sou assim. Se esse também for o seu caso, tente dormir durante o dia. No mínimo, recompense o sono perdido no fim de semana. O cérebro também precisa de descanso para liberar todo o seu potencial.

Comentários do Facebook

 O que você achou deste conteúdo? 

Deixe a sua opinião nos comentários, para que eu possa melhorar e trazer as melhores dicas para você. E lembre-se de assinar gratuitamente a newsletter, para que você possa receber os nossos posts diretamente no seu e-mail. Você também pode assinar o meu canal no YouTube e conferir os vídeos todas as semanas sobre literatura e escrita criativa.