Matheus Prado

Escritor vs Autor

O post de hoje é curto, mas, ainda assim é muito importante.

Acredite você ou não, muitas pessoas escrevem livros. Tornar-se escritor(a) é o sonho de muita gente. E, consequentemente, muita gente gosta de anunciar aos quatro ventos que é escritor(a), seja nos perfis das redes sociais ou em conversas pessoais.

Mas, sendo sincero, a verdade é que nem todos que escrevem são escritores. Algumas pessoas até preferem criar a distinção entre autor e escritor, para dar uma ideia mais clara. Vou seguir este raciocino hoje. Por exemplo:

O Escritor é simplesmente a pessoa que escreve. Ele não precisa, necessariamente, criar alguma coisa. Ele simplesmente escreve. Pode fazer isso tanto por profissão quanto por gosto pessoal. Ele pode, inclusive, acreditar que cria alguma coisa, mas quando o faz, o máximo que consegue é uma cópia descarada.

O Autor, por outro lado, é a pessoa que cria. Ele pensa muito antes de escrever qualquer coisa. Planeja, sonha, experimenta, inventa e reinventa. Muitas vezes, ele nunca escreve nada. Apena fala para um gravador e outra pessoa escreve. A sua missão é criar problemas e solucioná-los da forma mais incrível possível em suas histórias.

Com esse texto quero tentar clarear a sua mente. Espero que fique muito claro que “escrever” não se resume a escrever… Tá, ficou meio confuso. Eu preciso ser repetitivo para que fique claro.

Sua missão como escritor/autor é criar! É surpreender. Você não precisa escrever uma única palavra sequer e ainda assim ser um grande escritor. Desde que sua cabeça seja uma fonte inesgotável de ideias. E você vai precisar de muita força de vontade para não desistir dos seus projetos quando descobrir que escrever é muito mais complexo do que parece.

Finalizo com uma frase do grande escritor José Jorge Letria:

Se quiserem ser escritores, escolham esse caminho sem hesitação, mas sempre com a convicção de que é preciso trabalhar muito para se merecer esse título.


Gostou do post? Então comente. Diga sua opinião. E lembre-se de assinar a newsletter no formulário ao lado para receber os novos posts com ótimas dicas diretamente no seu e-mail.

Matheus Prado