Cópia Avançada da Leitura é um termo vem do inglês Advanced Reader’s Copy, ou ARC, como eles preferem chamar. Confesso que procurei bastante para ver se encontrava um correspondente em português para o termo, mas não encontrei… Então resolvi traduzir e trazer para vocês a melhor explicação possível.

Vamos chamar a Cópia Avançada da Leitura de CAL a partir de agora. Fica mais fácil e prático. E o significado também é bem fácil. CAL’s são cópias do seu livro que são enviadas a certas pessoas pouco antes do lançamento oficial com um objetivo bem específico: gerar críticas.

Um CAL é uma versão praticamente finalizada do livro, que é distribuída apenas para o que pode-se chamar de “leitores avançados”. Esse leitores avançados, na maior parte dos casos, são revisores de livros, editores, profissionais editoriais, booktubers, influenciadores digitais ou blogueiros que escrevem sobre livros. E o motivo é bem simples: eles podem ler o livro antes da data de publicação para que suas resenhas possam coincidir com a estréia do livro.

O CAL não é a cópia final do livro porque, na maior parte das vezes, ainda não possui a revisão final ou não tem a capa original definida e coisas do tipo. Justamente por isso, esses detalhes deverão ser ignorados pelos leitores avançados. Então, lembre-se de deixar bem claro que se trata de uma cópia de avaliação e que o texto ainda ganhará novas revisões.

Mas lembre-se de que o texto precisa estar completo. O CAL não é apenas uma degustação do livro, criada para deixar o leitor querendo saber mais.

Como produzir um CAL decente para os leitores

Algumas grandes editoras produzem versões quase completas do livro para enviar para os leitores avançadas. Estas versões são produzidas em gráficas e custam uma boa soma de dinheiro. Como escritor independente, talvez você não tenha dinheiro o suficiente para isso, mas existem soluções práticas que podem ser bem valiosas.

É importante lembrar que é importante não enviar versões digitais do seu livro. Além de aumentar a possibilidade de que o seu livro vaze e seja distribuído ilegalmente na internet antes do lançamento, os leitores podem não gostar de ler ebooks ou nem mesmo dispor de ferramentas necessárias para a leitura. Uma boa solução para este problema é imprimir versões em tamanho A4 e encadernar por algum dos métodos disponíveis, como espiral ou capa dura, como em trabalhos de conclusão de cursos de faculdade.

Isso vai diminuir os custos e vai gerar um trabalho visualmente mais apresentável para o seu leitor, facilitando a leitura. Mas lembre-se de anexar uma carta explicativa ao envio, explicando que trata-se de uma Cópia Avançada da Leitura e que a versão final do livro será diferente e seguirá o modelo tradicional de impressão, em uma gráfica.

Explique o que você espera com aquele envio: uma resenha sincera sobre o seu livro, para ser publicada no momento do lançamento. Não peça que o leitor escreva uma resenha positiva, por que isso pode ser muito ofensivo. Ao contrário disso, escolha apenas leitores que podem se identificar com o gênero que você escreve ou que já manifestaram interesse pelas suas obras. E reitere o motivo da escolha daquela pessoa como leitora avançada e faça com que ela se sinta especial por isso.