Matheus Prado

Quantos tombos você caiu antes de aprender a ficar de pé?

Eu já perdi as contas de quantas vezes eu comecei coisas novas nessa vida. E já perdi as contas de quantas vezes me frustrei com essas coisas. Isso, de certa forma, é uma das coisas mais normais. A frustração vai permear nossa trajetória e eu acredito que só não se frustra quem já morreu.

Por que a vida, nem de longe, é como a gente gostaria que ela fosse. É assim com todo mundo, não só com você.

A frustração é uma das bases fundamentais para se forjar o caráter de uma pessoa. Saber que nem tudo é como você quer e que as coisas vão dar errado as vezes nos ajuda a entender como o mundo funciona e nos força a nos esforçar mais na próxima tentativa. Sem contar o fato de que isso nos faz tentar. Tentar muitas vezes.

A perfeição, se é que ela existe, só vem com muitas tentativas. Com muitos erros.

Existe uma lenda que diz que Thomas Edison precisou de 2000 mil tentativas antes de conseguir criar a lâmpada. E quando ele foi questionado sobre isso, disse que não havia fracassado 2000 mil vezes, mas sim descoberto 2000 mil formas de como não ser fazer uma lâmpada.

Acho que o ponto é bem esse mesmo.

Quando você fracassa buscando melhorar, não existe desperdício de tempo. É assim que as coisas funcionam mesmo. Nós devemos buscar a melhora a cada dia. Devemos nos esforçar ao máximo para sermos mais fortes hoje do que éramos ontem e a melhor forma de fazer isso é errando.

As pessoas mais inteligentes são aquelas que valorizam os erros e os fracassos. Aquelas que sabem que eles são o primeiro passo e o único caminho para a melhora. Que aquele que erra, sempre aprende. E aquele que acerta tudo de primeira… Bom, essa pessoa não existe. Vai por mim.

Todos erram. Todos fracassam. Todos se frustram. Essa é a lei da vida e da natureza. Quantos tombos você caiu antes de aprender a ficar de pé? Isso faz de você uma pessoa mais resistente e é assim que tem que ser.

Por isso, tenha orgulho dos seus fracassos. Não os esconda numa caixa de chumbo embaixo da sua cama. Deixe o mundo saber que você erra, mas que faz isso buscando melhorar cada vez mais.

Matheus Prado