Matheus Prado

Você acha que tem alguma coisa acontecendo com você?

Durante boa parte da minha vida, sempre fui muito preocupado em aprender mais. Em ler mais livros, assistir mais filmes e conhecer mais coisas sobre a vida. Sempre tive ciência de que a bagagem cultural é importante para nos manter vivos e, acima de tudo, livre das manipulações que nos rodeiam.

Também mantive certa periodicidade nas visitas ao médico. Não sou mais tão jovem quanto antes e também não sou a pessoa mais saudável desse mundo. Por isso, entendi que preciso me cuidar, ou posso até morrer por um descuido idiota.

Isso é fundamental e eu recomendo que você faça o mesmo. Aprenda coisas novas e cuide da sua saúde. É verdade que todos vão morrer um dia, mas você também não precisa acelerar as coisas só por isso.

Mas tem uma coisa com a qual eu nunca me preocupei. Uma coisa extremamente importante e que é sempre negligenciada pelos brasileiros: a saúde mental.

Você sabe como anda a sua? Você se preocupa com o que se passa na sua mente? Nosso cérebro é uma máquina estranha, perigosa e praticamente incompreensível. Não sabemos quase nada sobre o seu funcionamento. E é por isso que vivemos a mercê de nossos sentimentos e de nossas fraquezas.

As doenças mentais matam milhares de pessoas todos os dias. E elas são sorrateiras, porque se escondem atrás de outros problemas, como as drogas, os acidentes de trânsito, os crimes passionais. Quase sempre, essas mortes são causadas por problemas que poderiam ter sido tratados e até curados com tratamento. Mas as pessoas ignoram isso.

Fugimos de qualquer menção a psiquiatras ou psicólogos, por que achamos que somos normais. Como se não fosse normal ter problemas. Os problemas mentais existem e precisam ser compreendidos e tratados.

Sabe aquela ansiedade sem fim que você sente? Sabe aquela indisposição toda manhã ou aquela vontade de não fazer mais nada? Sabe quando você não sente mais prazer nem nas coisas que você mais ama? Tudo isso pode ser sinal de quem tem algo acontecendo.

Por isso, se for o seu caso, procure alguém para te ajudar.

Por que, se você acha que tem alguma coisa acontecendo… Talvez tenha mesmo. Busque ajuda. Não vale a pena pagar pra ver.

Matheus Prado