Matheus Prado

Você tem o poder de escolher o Brasil que quer

Hoje é o último dia da campanha eleitoral. A partir de amanhã, os candidatos não poderão mais dar entrevistas para veículos nem fazer propagandas em rádios e canais de TV. Para o desespero de uns… E para o alívio daqueles que já não aguentam mais ouvir tantas mentiras.

Mas você tem que prestar atenção num detalhe importante.

Se as chamadas Fake News já foram o norte da campanha de praticamente todos os candidatos, a partir de agora, elas serão ainda mais utilizadas. Os marqueteiros políticos de cada partido vão usar todos os recursos a sua disposição para difamar os outros partidos, criando assim um ciclo inquebrável de mentiras.

E você, como sempre, estará no meio disso tudo, sem saber o que fazer. É por isso que eu acho importante te alertar. Fique atento a tudo que ouvir de hoje até domingo. Tudo mesmo. Desconfie. E, acima de tudo, pesquise. Use a internet com responsabilidade, como sua aliada.

Pesquise cada história que te enviarem, principalmente no whatsapp. Tenha em mente a ideia de que tudo é mentira, até que seja provado o contrário. Tanto as coisas ruins quanto as coisas boas. Porque ninguém é santo. Muito menos políticos.

E caso você mesmo identifique alguma irregularidade, use as ferramentas oficiais e faça denuncias. Não deixe que ninguém fique impune. O aplicativo pardal está disponível tanto para aparelhos com o sistema Android quanto para dispositivos da Apple, então baixe e informe a justiça sempre que ver algum candidato quebrando as regras.

E seja consciente. Raciocine. Se o candidato não consegue seguir as regras nem mesmo durante o processo de eleição, acha que ele seguirá quando for eleito? Se ele precisa inventar mentiras para ganhar, você não acha que ele fará o mesmo quando estiver com o poder em suas mãos.

É sua obrigação não deixar que isso aconteça. Sua, minha e de todos nós. Use as armas que você tem a sua disposição. Elas são poucas, mas são eficientes.

Não custa nada repetir. Raciocine. Vote com consciência. Investigue. Não acredite em boatos. Não compactue com as falcatruas. Se você se junta com os ratos, você também é um rato. E seu futuro será viver em um país de ratos.

Você tem o poder de escolher o Brasil que quer.

Matheus Prado