Olha só quem está de volta! Sei que não publico aqui há um bom tempo, mas voltei com força total para falar com vocês. E estou trazendo dicas incríveis para os novos escritores, tanto em texto quanto em vídeo. Isso porque o meu canal no YouTube também foi reativado e agora teremos vídeos todos os dias. Isso mesmo: TODOS OS DIAS. E o primeiro vídeo dessa série já está disponível e você pode assisti-lo logo abaixo.

Confira:

Abaixo, um pequeno resumo de cada uma das dicas.

1. Antes de ser um grande escritor, seja um grande leitor. Leia grandes escritores para se inspirar e leia escritores que você gosta do estilo, porque isso vai te ajudar a desenvolver o seu próprio estilo. Muitas pessoas querem escrever, mas confessam que não gostam de ler. Isso é simplesmente impossível. Um hábito não sobrevive sem o outro. Você é a soma do que você lê.

2. O segredo para seguir em frente e começar. Comece. Não deixe para amanhã. Não fique guardando só na sua cabeça aquela ideia genial que você teve. Escreva o tempo inteiro. A sua escrita se desenvolve conforme você escreve. Você não vai se tornar um grande autor fazendo cursos e nem mesmo lendo se você também não escrever.

3. Escreva todos os dias, por pelo menos 30 minutos. Você vai ver a diferença na sua escrita em poucos dias. As ideia começaram a fluir melhor e os temidos bloqueios criativos praticamente desaparecerão. Isso também te acostumar com a ideia de viver exclusivamente da escrita. Se você quer transformar sua escrita em sua profissão, precisa escrever sempre, e não só quando estiver inspirado.

4. Conheça o seu idioma. Aprenda principalmente o uso correto dos pontos e das vírgulas. São estes pontos que ditam o fluxo dos seus pensamentos e se você usá-lo incorretamente, o seu texto pode se tornar cansativo, confuso ou até mesmo incompreensível. Vírgulas não substituem pontos. Se o raciocínio da frase acabou, use ponto. Na dúvida, sempre use ponto. Poucas coisas são mais frustrantes do que franse gigantescas pontuadas por vírgulas. Isso não é estilo. É falta de conhecimento da língua portuguesa.

5. Não edite seus textos ao mesmo tempo em que os escreve. Criar e editar são dois processos diferentes, que devem ser realizados separadamente. Se você tentar fazer os dois ao mesmo tempo, muito provavelmente acabará mantendo coisas erradas e descartando ótimas ideias. Deixe seu texto maturar sozinho. Só releia no dia seguinte ou na semana seguinte. Eu prefiro escrever meus rascunhos a mão, diretamente no papel, porque assim evito a vontade de apagar tudo. Vou escrevendo sem me preocupar e só leio depois.

Dica Extra: Participe do NaNoWriMo sempre. Escrever um romance de 50.000 palavras em um mês é uma ótima forma de desenvolver a sua escrita com o mínimo de compromisso, mas sem uma cobrança muito rígida. Isso te ajuda a criar o hábito da escrita e evolui se texto de uma forma inacreditável.


Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários.